Carminha Gamarano
Ilust. Walter Lara
24 p. | 20,5 x 27,5 cm
CÓDIGO DA OBRA:
0445 P23 03 01 000 000
Uma das meninas mais curiosas, de todas as meninas curiosas da Terra das Corujas e dos Pirilampos, escuta um constante ruído, encoberto pelas folhas das árvores, que parece vir do céu. Não é ariranha, não é aranha, nem chuva o barulho que segue por dias. O engraçado, é que nos últimos tempos, os Micos Dourados de Céu também estão intrigados com um estranho barulho que vem lá debaixo das árvores, lá aonde não chega tanta luz. Em uma floresta brasileira, uma indiazinha atenta desvenda o mistério de um curioso barulho e aprende que podemos nos comunicar sem dizer uma palavra sequer.
Ouvindo o céu aborda a comunicação não verbal, a convivência harmônica entre os seres, a vida nas matas brasileiras. Permite expandir o conhecimento sobre biomas como a Mata Atlântica, o Pantanal e a Floresta Amazônica, e apresentar a diversidade de povos habitantes do Brasil. Permite expandir a discussão sobre a comunicação humana, as diferentes línguas e as Libras.
Pode ser bem trabalhada com crianças entre o 1º e o 3º anos do Ensino Fundamental. A abordagem dos temas da natureza explora o uso da imaginação e leva a uma percepção dos mecanismos não verbais de comunicação.
Leia a obra
Selo de literatura infantojuvenil da Fino Traço Editora.